Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em MReL

No âmbito da unidade curricular do MREL – Materiais e Recursos para eLearning – do mestrado em Pedagogia do E_learning da Universidade Aberta, esta atividade foi concebida por Manuel Lousa, em junho de 2013, com a orientação do Professor José Mota.
As atividades desenvolvidas ao longo do semestre foram várias:
Temática I. Recursos Educacionais Abertos (Open Educational Resources – OERs)
Tarefa 1 -Discussão do conceito de REA
Tarefa 2 – Bibliografia anotada com dois itens sobre REAs.
Tarefa 3 – Produção de um artefacto (texto, vídeo, slidecast, mash-up, etc.) sobre as potencialidades e desafios dos REAs.
Temática II – Seleção e Utilização de Recursos Educacionais Abertos
Tarefa 1 – Seleção de 3 repositórios / fontes de recursos educacionais online e respetiva fundamentação
Tarefa 2 – Seleção de 2 recursos educacionais online; critérios apresentados para a seleção e respetiva fundamentação; indicação da utilização
Temática III. Produção de Recursos Educacionais Abertos
Tarefa – Conceção e publicação de um REA
Reflexão sobre a experiência de aprendizagem em MReL

Iniciámos esta UC com uma discussão em grupo, do conceito de REA, onde clarificámos entre todos o respetivo conceito. De seguida e já individualmente foi elaborada uma bibliografia anotada sobre. Para tal foi necessário explorar previamente os recursos sobre o tema, sugeridos pelo professor, participar no respetivo fórum de apoio à atividade e finalmente selecionámos dois documentos (textos/recursos) relevantes sobre a problemática abordada a fim de produzir duas bibliografias anotadas. Relativamente à I temática realizei ainda um vídeo sobre as potencialidades e desafios dos recursos educacionais abertos, tarefa essa que me deu grande satisfação realizar e a partilhar. Na II temática, senti algumas dificuldades em encontrar recursos com licenças creative commons, e fiz alguma confusão no que concerne à elaboração de um REA, pois só ao ler o comentário do prof., percebi que se tratava de elaborar um e não de adaptar um REA já existente. Por essa razão quis aprofundar a temática na Conceção e publicação de um REA (III temática).
Esta Unidade Curricular permitiu-me compreender na sua plenitude o significado do conceito Recursos Educacionais Abertos (REA). À priori, os REA pareciam fáceis de compreender, mas à medida que os explorava, constatei que eram bastante complexos, o que foi um desafio para mim. Também o trabalho colaborativo (pontual) foi relevante, pela interação que proporcionou. Face ao exposto, considero o balanço final do trabalho realizado bastante positivo.
Não quero terminar, sem deixar de salientar, mais uma vez, o papel que o professor José Mota, teve ao longo desta Unidade Curricular. Sem a sua constante presença talvez não tivesse concluído o meu percurso. Mais, o contínuo feedback do professor, no momento certo e indo de encontro às minhas questões / dúvidas foi, de facto, extremamente positivo. O meu muito obrigado ao professor José Mota pelo seu incentivo e compreensão.

Deixe um comentário