Recurso 1 – Componentes_PC

Na fase 2 do tema 2 (Repositórios e outras fontes de REAs online), foi-nos proposto pelo professor José Mota, uma atividade para pesquisarmos e selecionarmos dois recursos educacionais abertos, considerados de interesse. Foi-nos ainda pedido que indicássemos de forma breve:
• os endereços onde podem ser consultados;
• um conjunto de 5/6 critérios, explicitados e fundamentados sinteticamente, que presidiram à minha escolha;
• que adaptações faria (caso se aplique e estas sejam permitidas);
• o modo como seriam usados numa atividade de aprendizagem, procedendo à planificação da mesma.

Recursos selecionados:
Recurso 1 – Componentes_PC
1 – Endereço: Componentes_PC – Promethean Planet

2 – Descrição do recurso:
Área Curricular: Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação
Data de publicação: 03-12-2010
Dificuldade: Fácil
Idioma: Português
Nível de ensino: 3º CEB- 9º Ano
Nível de interatividade: Médio
Público-Alvo: Alunos
Tipo de recurso educativo: Apresentação
Formato: .flipchart
Licenciamento: Atribuição-Uso Não-Comercial

3 – Critérios de seleção
• A origem/fiabilidade do recurso;
• A facilidade na adaptação do recurso;
• Obtenção de licença Creative Commons, permitindo a sua adaptação por parte dos utilizadores em função das suas necessidades específicas;
• Pesquisa rápida no Promethean Planet, uma vez que se encontra dividido por disciplinas, por nível de ensino
• Por ser um portal de referência e fazer parte da maior rede colaborativa da educação;
• Útil para a consolidação de conhecimentos;
• Útil para testar alguns conhecimentos dos alunos;
• Vantagem em podermos alterar a língua do site para Português e o recurso em si, encontra-se já em Português;

4 – Adaptações
Ao nível gráfico – realizaria algumas melhorias tornando a apresentação mais atrativa alterando / melhorando:
• Eliminava a primeira página;
• Corrigia alguns erros de funcionamento nas páginas cinco e seis;
• O fundo de apresentação (cores e imagem)
• Na exposição dos conteúdos não efetuaria quaisquer alterações.
Exercícios Propostos – De uma maneira simples e complementando os exercícios apresentados aumentaria o número de exercícios no final de forma a consolidar os conteúdos apresentados.

5 – Planificação – Atividade
Ano letivo: 9ºAno
Disciplina: TIC
Unidade: Unidade 1 – Tecnologias da Informação e Comunicação
Conceitos Introdutórios
Objetivos:
• Periféricos e Componentes internos de um computador.
o Identificar os vários tipos de periféricos de Entrada e Saída;
o Reconhecer os vários tipos de periféricos de Entrada e Saída;
o Distinguir input de output;
o Identificar as unidades que compõem a CPU e suas relações
o Identificar os componentes internos de um computador;
o Reconhecer os componentes internos de um computador e as suas relações
Recursos
• Quadro interativo;
• Computador;
• Flipchart;
• Acesso à Internet;
• Caderno diário;
• Material de escrita.
Metodologia:
Os alunos terão acesso através do quadro interativo, ao recurso sugerido pelo professor. O professor inicia a apresentação do flipchart. As atividades disponibilizadas são realizadas de forma individual, utilizando o quadro interativo.
Avaliação:
• Grelha de observação direta;
• Participação na aula e nas atividades desenvolvidas com o recurso;
• Interesse e empenho;
• Assiduidade e pontualidade;

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s