Recurso 2 – Monómios e Polinómios

1 – Endereço: Monómios e Polinómios – A comunidade R21 – conteúdos educativos para o séc. XXI

2 – Descrição do recurso:
Área Disciplinar: Matemática
Data de publicação: 29-11-2010
Dificuldade: Média
Idioma: Português
Nível de ensino: 3º CEB- 8º Ano
Nível de interatividade: Médio
Público-Alvo: Alunos
Tipo de recurso educativo: Apresentação
Formato: flipchart
Autor: Paula Antunes – paula.valada@netcabo.pt
Licenciamento: está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
Sem Título

3 – Critérios de seleção
• A exposição do tema, bem identificada e de curta duração;
• A origem/fiabilidade do recurso;
• A facilidade na adaptação do recurso;
• O está licenciado sob uma Licença Creative Commons;
• Pesquisa rápida na comunidade R21, uma vez que se encontra dividida por ciclos, área curricular (categorias);
• Um bom equilíbrio em aspetos técnicos, visuais / gráficos;
• Útil para a consolidação de conhecimentos;
• Útil para testar conhecimentos dos alunos;
• Vantagem em podermos alterar a língua do site para Português e o recurso em si, encontra-se já em Português;

4 – Adaptações
Para mim este recurso está bem elaborado, quer:
• Ao nível da forma;
• Ao nível do conteúdo.
Ao nível gráfico – a apresentação é clara e objetiva, os elementos gráficos são coerentes e de fácil interpretação. No entanto, é possível melhorar algumas imagens que apresentam má qualidade e não são nítidas.

5 – Planificação – Atividade
Ano letivo: 8ºAno
Disciplina: Matemática
Unidade: Unidade 6 – Polinómios e equações
Monómios e Polinómios
Objetivos:
• Distinguir um monómio de um polinómio.
• Identificar o coeficiente e a parte literal de monómios.
• Determinar o grau de um monómio.
• Adicionar algebricamente monómios.
Recursos
• Quadro interativo;
• Computador;
• Flipchart;
• Acesso à Internet;
• Caderno diário;
• Material de escrita.
Metodologia:
Os alunos terão acesso através do quadro interativo (QI), ao recurso apresentado pelo professor. O professor inicia a explicação dos conceitos, seguidos de alguns exemplos (páginas nº 4,6,7 e 9). As atividades disponibilizadas (páginas nº 3,5,8, 10 e11) são realizadas de forma individual pelos alunos, no caderno diário. De seguida deverá ser chamado um aluno ao QI para corrigir os exercícios. Deverá ser feita a respetiva correção no caderno diário dos alunos.
Avaliação:
A avaliação será feita através:
• Da observação direta (Interesse, empenho e sociabilidade);
• Do diálogo com os alunos (qualidade da participação – comunicação matemática);
• Da realização das tarefas propostas;
• Assiduidade e pontualidade;

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