Três fontes /repositórios de Recursos Educacionais Abertos

Na Unidade Curricular de Materiais e Recursos de eLearning, do Mestrado de Pedagogia do ELearning, da Universidade Aberta, foi proposto pelo professor José Mota, a seleção fundamentada de três fontes /repositórios de Recursos Educacionais Abertos.
Os repositórios institucionais podem ser considerados como sistemas de informação que armazenam, preservam, gerem e disponibilizam o acesso à produção científica de uma instituição e/ou comunidades cientificas, por meio de provedores de serviços nacionais e internacionais
1 – Open CourseWare Consortium http://www.ocwconsortium.org/
O OpenCourseWare (OCW) é uma publicação digital gratuita e de código aberto de materiais educacionais de alta qualidade para faculdades e universidades. Estes materiais estão organizados em cursos e muitas vezes incluem materiais de planificações de cursos e ferramentas de avaliação assim como conteúdos temáticos. É uma publicação digital gratuita e de código aberto de materiais educacionais de alta qualidade, organizados em cursos. Está disponível para uso e adaptação sob uma licença aberta – Creative Commons. Normalmente não fornecem certificados ou acesso à faculdade.
Licença: Creative Commons Attribution 3.0 License

2 – GEM Gateway to Educational Materials http://www.thegateway.org/
Tem vindo a servir os professores continuamente desde 1996, o que o torna um dos mais antigos dos Estados Unidos repositórios publicamente acessíveis de recursos educativos na Internet. O Repositório contém uma variedade de tipos de recursos educacionais desde atividades e planos de aula para projetos online até itens de avaliação. Fornece a professores e alunos um acesso rápido e fácil a milhares de recursos educativos, incluindo atividades, planos de aula, projetos online e itens de avaliação adequados para uso em sala de aula.
Uma das vantagens ao trabalhar na educação é a capacidade de ser criativo e de pensar. Muitas coisas na educação podem também ser divertidas tais como experiências científicas, aprendizagem baseadas em jogos, simular situações e outros. A capacidade de “explodir” as normas que o GEM Gateway to Educational Materials possibilita vê-se no facto de estabelecer um elo entre os padrões académicos e os exemplos do mundo real contidos dentro de um padrão.

3 – SciELO Portugal http://www.scielo.oces.mctes.pt/
Scielo é uma biblioteca virtual que inclui uma coleção selecionada de periódicos científicos portugueses, permitindo o acesso aos textos integrais dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca. A interface SciELO proporciona acesso à sua coleção de periódicos através de uma lista alfabética de títulos, ou por uma lista de assuntos, ou ainda através de um módulo de pesquisa de títulos dos periódicos, por assunto, pelos nomes das instituições que publicam e pelo local de publicação. A interface também propícia acesso aos textos completos dos artigos através de um índice de autor e um índice de assuntos, ou através de um formulário de pesquisa de artigos, que pesquisa os elementos que o compõem, tais como autor, palavras do título, assunto, palavras do texto e ano de publicação.
A ScieLO possui uma licença CC-BY-NC que permite aos utilizadores aceder, distribuir, exibir e executar a obra, bem como criar obras derivadas, desde que confira o devido crédito autoral, da maneira especificada pelo periódico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s