Atividade 1

Na Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de ELearning, do Mestrado de Pedagogia do ELearning, da Universidade Aberta, foi nos proposto pelas professoras Isolina Oliveira e Lúcia Amante, a identificação de duas ideias fortes do texto (Pinto, Jorge- “Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas”. (no prelo)
As minhas escolhas:
1ª Pluralismo em Avaliação – parece-me um aspeto fundamental quando se fala de avaliação hoje em dia. Tendo sempre presente as áreas, os contextos e as finalidades em que a avaliação é um elemento integrante relevante, é importante perceber que existem estratégias, modos e instrumentos de avaliação mais adequados e eficazes para cada um deles, e que não existe, como o autor refere, uma Avaliação, mas sim várias Avaliações. A avaliação deve ser sobretudo encarada como algo que permite chegar à verdade das coisas e que se torna o regulador da ação e das decisões.
2ª Avaliação enquanto interação social complexa – Fazem parte da avaliação vários intervenientes que estabelecem, clarificam e negoceiam as regras do processo. Estabelecem-se, deste modo realidades novas, múltiplas, numa perspetiva de abertura e interação, que facilitam a recolha de elementos informativos e a reflexão crítica sobre a ação avaliativa.

Manuel Lousa

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s