O Meu PLE

Tenho a finalidade de criar o meu próprio espaço (ambiente), onde possa desenvolver a minha própria aprendizagem. Como criar esse ambiente? O meu ambiente pessoal de aprendizagem, não é uma ferramenta, nem uma aplicação que se possa instalar no meu computador, mas um espaço (ambiente) criado a partir dos locais que visito na internet, para comunica, trabalhar, colaborar, socializar e aprender. Fiz uma sistematização, do que faço no meu dia a dia, principalmente depois que iniciei o Mpel e o qual passo a apresentar o meu ambiente pessoal de aprendizagem. Criei os seguintes grupos:
Comunicação – neste conjunto destaco as seguintes ferramentas: Skype, MSN, Facebook e Gmail;
Organização – Neste grupo procuro organizar as tarefas do Mpel, as sessões de estudo, as horas de trabalho, os momentos pessoais e procuro manter-me informado dos progressos dos meus colegas mepelianos (através dos seus blogues);
Publicação / Partilha / Agregação – Para publicar documentos e artefactos utilizo o blogue em contexto académico; Igualmente em contexto académico utilizo diversas ferramentas de partilha; armazeno toda informação (online) para poder ter acesso à mesma em qualquer momento;
Colaboração – Em relação a este grupo, uso ferramentas que permitem participar e colaborar em atividades com os colegas;
Criação – Este grupo de ferramentas serve para produzir objetos ou artefactos para o Mpel;
Pesquisa – habitualmente uso os motores de busca : Explorer, opera, Google, como complemento quase sempre recorro às potencialidades da b-on, google books, google scholar e scribd.
Depois de ter esquematizado o meu PLE constatei que todas as ferramentas que utilizo na minha prática diária estão interligadas entre si.
Em suma num PLE tudo está conectado, isto é, pesquiso, crio, comunico, partilho, publico e aprendo. Sou de opinião, para terminar, que o meu PLE estará em constante mutação, já que vai sendo construído ao longo do tempo e à medida que forem surgindo novas aplicações e ferramentas, é possível que estas passem a integrar o meu PLE aquando da sua utilização, assim como algumas das ferramentas que atualmente uso poderão deixar de fazer parte do PLE, no momento que forem substituídas por “novas” ferramentas e suas potencialidades.
Bibliografia:
Mota, José (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. In Educação, Formação & Tecnologias, vol.2 (2); pp. 5-21, Novembro de 2009. http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/105/66.

O meu PLE

http://www.mindmeister.com/maps/public_map_shell/240336772/sales-process

Deixe uma Resposta

