Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE) como recursos de aprendizagem para o professor

SILVA, Siony, (2012) “Os Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE) como recursos de aprendizagem para o professor”. Revista GEINTEC, Gestão, Inovação e Tecnologias. Disponível em http://www.revistageintec.net/portal/index.php/revista/article/view/27/88.

O autor começa por caracterizar a sociedade atual. Neste artigo está patente a ideia de evolução, não só do ser humano como do software. Esta evolução tem repercussões nos Ambientes pessoais de aprendizagem, os quais também estão em constante evolução. O artigo explora diferentes conceitos de Ambientes pessoais de aprendizagem, como sendo um conjunto de ferramentas, serviços, pessoas, recursos, atitudes e valores. Essas abordagens procuram promover a autonomia e estimular a diversidade, a interação e a cooperação entre os vários intervenientes. No artigo também é focada a constante renovação dos conhecimentos tendo em vista a revolução tecnológica e as inovações surgidas nos últimos anos, o que conduziu a novos modos de ensinar e aprender, bem como a novas maneiras de se relacionar em busca de novos conhecimentos / saberes. O artigo é interessante, na medida em que apresenta os Ambientes pessoais de aprendizagem, a partir de uma perspectiva construtivista, perspectiva essa que envolve a interação das redes sociais e meios de comunicação social com as teorias pedagógicas da aprendizagem no dia a dia.

O artigo realça o novo papel / paradigma do professor nos Ambientes pessoais de aprendizagem, posicionando-o como um “aprendente” ativo e dinâmico, face às novas tendências e ferramentas que se utilizam no processo ensino aprendizagem, consequentemente alteram – se os desafios colocados aos professores, pois deverão adaptar-se a novas solicitações, novas ferramentas e novas funções, que até então não lhe estavam reservadas. Nesse sentido, segundo o autor, os professores deverão manter – se atualizados em relação à sua área de formação, aos recursos tecnológicos, para serem protagonistas do seu desenvolvimento profissional e pessoal. A utilização dos Ambientes pessoais de aprendizagem por parte dos professores obriga a uma colaboração entre eles, de modo a que se estimule o conhecimento, ou seja, a interação contínua potencia novos conhecimentos. Podemos afirmar que a criação de conhecimento depende da contribuição individual e da interação que ocorre dentro do grupo “professores” por meio da comunicação dinâmica – reflexão, diálogos e debates – e assim, o conhecimento deixa de ser individual e passa a ser coletivo.

O artigo descreve de forma bastante esclarecedora o conceito de ambientes pessoais de aprendizagem. É afirmado que os Ambientes pessoais de aprendizagem e a web 2.0 se apoiam nos mesmos valores: a emergência das redes sociais e comunidades (aprender em comunidade); enfase na criação, interação e não apenas no consumo; descentralização do conteúdo e do controle.

Nos Ambientes pessoais de aprendizagem, o professor não é o detentor do conhecimento, mas sim aquele que potencia os meios e que surge como um facilitador do processo de ensino aprendizagem.

Em conclusão, a instituição escola precisa de promover o trabalho colaborativo, mas para isso é necessário que os professores passem a ter uma cultura da diversidade, da autonomia, da colaboração, e deixem de ter uma cultura de homogeneidade, da subordinação e do isolamento. Este modelo de trabalho, com fins e interesses comuns, implica momentos de partilha de experiências e entreajuda entre professores, o que lhe permite refletir acerca da experiência de cada um e a experiência de todos sobre os diferentes modos de ensino – aprendizagem, sobre aquilo que os outros pensam e fazem, e ainda sobre as opiniões e interpretações de conceitos.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s