Bibliografia Anotada 1

O Futuro dos Ambientes de Aprendizagem


Video: O Futuro dos Ambientes de Aprendizagem. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=vaJxopvUY88 [acedido em novembro de 2012].

Descrição:
A tecnologia mais concretamente os “gadgests” tecnológicos estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, nomeadamente nas universidades e escolas onde os alunos usam este tipo de equipamentos não só para socializar (Twintter, blogger, fkickr e youtube) como também para aprender. Assim, hoje em dia são os alunos e não o professor, que estão no centro da construção do conhecimento e criação dos conteúdos. O papel ativo que o professor desempenhava até então, passa a ser desempenhado pelos alunos, que aprender pela descoberta, sendo o professor o orientador / moderador da situação de aprendizagem. O autor salienta que os ambientes de aprendizagem deixam de estar confinados ao espaço de sala de aula para passarem a ser espaços informais de aprendizagem – bibliotecas, cafés, etc. – onde a aprendizagem se faz da colaboração, da descoberta e da discussão / do debate. O facto de as tecnologias estarem presentes em todos os lugares e ao alcance de todos, permitem aos estudantes o acesso às ferramentas de ponta que tanto almejam para poderem construir o conhecimento. Logo, os espaços informais que outrora eram espaços de reflexão silenciosa, passam a ser locais de criatividade, de colaboração e de conexão que permitem o acesso a ambientes virtuais onde não só a concretização de sonhos mas também a implementação de experiências científicas.
A informação / conhecimento já não está apenas num único local, está acessível em toda a parte.

Avaliação:
Definição clara e objetiva dos papeis do professor e do aluno nos ambientes de e-learning, ou seja, nesta perspetiva os ambientes de aprendizagem possibilitam que o aluno não tenha única e exclusivamente o papel passivo do consumidor de recursos / conteúdos, mas também o papel de criador, onde pode criar de acordo com os seus interesses e da comunidade.
Na minha opinião, este vídeo dá uma perspetiva global da revolução operada pelas novas tecnologias de informação no quotidiano do homem e sobretudo, ao nível das aprendizagens / competências que possibilitam.

Anúncios

2 comments

  1. Cristina Neto

    Que bom, que escolheste um vídeo! É diferente e pode ser um bom instrumento para ilustrar as mudanças que ocorreram nas formas de aprendizagem e na forma de disseminar e acessar o conhecimento. Boa escolha! 🙂

  2. Ricardo

    Se me tivesse lembrado teria escolhido um video também. Este imbate tecnológico à velocidade da luz em constante mutação é mais do que atual e real não só na educação… Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s